Como aprender a programar sozinho e do zero, seja pelo computador ou celular e ter a capacidade de aprender a programar em qualquer linguagem pra enfim se tornar um programador e ganhar dinheiro com programação? É isso o que vou responder no vídeo de hoje.
Você olha seus amigos de sala na faculdade ou na Internet, programando em várias linguagens, falando termos que você não conhecer, conversando sobre programação com tanta facilidade e aí bate aquela deprê porque você sente que é a única pessoa que não consegue aprender a programar, nem na faculdade e nem sozinho… todo mundo já teve este sentimento em algum momento e talvez você esteja sentindo isso AGORA. Acertei?
Aprender a programar não é difícil, mas também não é uma tarefa que você vai aprender em alguns minutos. Isso vai requerer dedicação e por isso, adianto que um dos primeiros requisitos é você conhecer suas limitações.
Geralmente quem tem dificuldades com programação, tem também dificuldade com raciocínio lógico. Isso significa que você às vezes tem dificuldade em interpretar textos, escrever de forma coerente e linear.
A programação de sistemas tem como base a lógica de programação. A lógica de programação é linear e sequencial – uma sequência lógica de comandos. Quando você não consegue estruturar um código de forma sequencial, significa que você também não consegue organizar suas ideias de maneira linear.
Assim, um dos primeiros passos para você aprender a programar em qualquer linguagem, é compreender bem a lógica de programação e conseguir estruturar seu raciocínio lógico. Sem isso, você pode ficar 1, 2, 5, 10 anos estudando e nunca vai aprender nada… vai continuar patinando sem sair do lugar enquanto seus colegas de sala, de faculdade ou da Internet vão se distanciando cada vez mais de você… ganhando dinheiro com programação enquanto você fica aí batendo cabeça.
Uma forma de você começar a entender uma sequência lógica de comandos, é escrevendo o passo a passo de tarefas do dia a dia. Tente narrar uma situação; escrever um roteiro; contar uma história de maneira escrita. Se a sua escrita, quando for lida por alguém, parecer confusa, então você tem um déficit de raciocínio lógico, ou seja, você não consegue organizar as suas ideias de maneira linear e é isso o que está te impedindo de aprender a programar.
E não importa se você pesquisa na Internet sobre “Como aprender a programar”, “Sites para aprender a programar”, “Jogos para aprender a programar”, “como aprender a programar sozinho”, enfim… de nada adianta pesquisar esses assuntos se o problema com você é de outra natureza. Aprimore seu raciocínio lógico primeiro e depois tente programar, senão você vai ter mesmo muita dificuldade.
Como falei, um bom exercício para isso é treinar a escrita de textos que requeiram sequências lógicas. Jogos também ajudam a aprimorar o raciocínio. A maioria dos jogos exigem que o jogador execute comandos sequenciais para que determinada ação aconteça. Isso acaba forçando seu cérebro a ter um raciocínio mais linear.
O segundo fator que pode estar te atrapalhando é a idade.
O primeiro é a quantidade de compromissos que vão disputar sua atenção com a responsabilidade de aprendizado. O segundo fator é uma questão fisiológica mesmo… cientificamente falando, conforme envelhecemos, temos mais dificuldades de aprender determinados assuntos. Ensinar algo a uma criança da educação infantil é mais fácil do que ensinar a um adulto que esteja cursando a EJA.
Assim, se você tem mais de 30 anos e quer começar a aprender a programar, além de aprimorar seu raciocínio lógico, você precisará redobrar seus esforços para atingir este objetivo.
Ah, detalhe: adianto que é totalmente possível conseguir. Tenho vários alunos que conseguiram aprender a programar, seguindo uma carga mais pesada de estudos… mas também tenho vários alunos que só patinam e não saem do lugar, porque ainda não entenderam este conceito.
Isso não significa que jovens de 14, 15, 17 anos aprenderão a programar logo de cara. Se estes jovens não tiverem o raciocínio lógico apurado, também terão muita dificuldade com programação.
Um outro fator que te impede de aprender a programar é querer dominar o assunto. Estranho né? Mas é isso mesmo. Às vezes você faz um curso, outro curso, mais outro… e outro… e não para de fazer curso, mas programar mesmo, você não programa nada!
Cara, enquanto você só ficar fazendo curso sem programar nada SEU, você continuará sem programar e vai ficar aí chorando, porque não consegue aprender. Se você aprendeu a declarar variáveis, cria um código seu, declarando variáveis. Muda os nomes das variáveis, experimenta estruturas diferentes de variáveis… arrisca. Se o curso que você faz, explica como fazer as variáveis A, B, C e você só faz a A, B e C, você NUNCA vai aprender a programar. Arrisca fazer as variáveis E,F,G! Iniciativa. Todo programador tem iniciativa. Se você não tem, crie… caso contrário você nunca irá programar.
Entenda que seu cérebro tem as informações necessárias para programar… o problema é que você acha que essas informações só precisam ser captadas de maneira aleatória e jogadas na tela. ISSO NUNCA VAI FUNCIONAR!
Para programar, você deve resgatar as informações do cérebro, organizá-las de maneira sequencial e aí sim o seu algoritmo estará funcionando.
O quinto motivo
O que faz você ter dificuldades para aprender programar, é a sua falta de vontade. Sei que isso pode parecer estranho, mas quando alguém não consegue algo, é porque não está se esforçando o suficiente.
“Professor, mas eu não entendo a sintaxe da linguagem”.
Ok, e o que você está fazendo para passar a entender?
“Mas eu não compreendo a explicação do meu professor da faculdade”…
Ok, tem um site chamado YouTube, conhece? Talvez… TALVEZ você ache uns dois ou três vídeo lá, com outros professores explicando lógica de programação… já experimentou?
Isso sem contar sites como Khan Academy e tantos outros que você pode testar seus códigos online.
A questão é a seguinte: é sempre mais fácil dar uma desculpa que tentar encarar o problema. É aquilo: quem quer, dá um jeito, quem não quer, dá uma desculpa.
Pense assim: Se a sua vida dependesse disso; dependesse de você saber como aprender programar, você se esforçaria um pouco mais ou continuaria esperando alguém pegar na sua mãozinha e te mostrar o beabá?
Qualquer pessoa consegue aprender qualquer coisa, desde que tenha o incentivo necessário para isso.
Repito: Qualquer pessoa pode aprender a programar, principalmente se seguir essas 5 dicas que passei. Acredite: Com essas 5 dicas, é IMPOSSÍVEL você não aprender a programar. Mas… se ainda assim você não conseguir, talvez você precise assumir a derrota e procurar algo que você realmente dê valor a ponto de se dedicar o suficiente.
Assista a esse conteúdo no Youtube: COMO APRENDER A PROGRAMAR SOZINHO E DO ZERO
Deixe um comentário