VALE A PENA APRENDER PYTHON EM 2022 E FAZER UM CURSO?

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.

Vale a pena aprender Python? Programar em Python dá dinheiro? Programador Python tem facilidade de arranjar empregos com bons salários? Pois é… um monte de pergunta… jogar todos os esforços pra aprender uma linguagem de programação, conhecer sua estrutura, bibliotecas, frameworks e depois perceber que a linguagem não tem aderência do mercado é o mesmo que dar um tiro no pé. Neste vídeo eu vou te apresentar a minha opinião sincera a respeito deste assunto: será que ainda vale a pena aprender python hoje em dia?

Antes de dar a minha opinião sincera sobre o assunto, deixa eu te falar o que DESBANCA uma linguagem e o que faz outra linguagem ganhar ascensão: O que banca é a sua aderência por parte dos programadores. Essa aderência é alcançada por meio de algumas características:

Facilidade de aprendizado da linguagem; Documentação ampla e comunidades na Internet pra ajudar a resolver problemas; Ser multiplataforma (afinal, hoje em dia todo mundo quer ter um sistema, um site e um aplicativo… e ou o programador aprender a lidar com pelo menos 3 linguagens de programação diferentes ou ele aprende uma linguagem que seja multiplataforma);

A idade dos programadores está diretamente atrelada às linguagens de programação que eles utilizam. Dificilmente você verá programadores de 17 anos utilizando a linguagem C ou Cobol, da mesma forma que será muito improvável você vir um programador de 50 anos utilizando Dart. É importante ressaltar que isso não é regra… é apenas uma colocação generalista. Eu por exemplo, gosto muito de C e ao mesmo tempo gosto muito de Dart e JavaScript, então não tenha isso como regra absoluta, ok?

O Python, quando surgiu na década de 1990, não era tão forte em bibliotecas como é hoje. A própria adesão dos programadores fez com que a linguagem passasse a se destacar e ganhar cada vez mais adeptos. Já viu em filmes, que geralmente na frente de boates tem sempre uma fila de pessoas esperando para entrar? Quanto mais gente na fila, mais gente vai chegando. Ainda que tenha outra boate vazia ao lado, todos que chegarem vão pra boate que tem fila, afinal, “se tem fila, deve ser boa”.

É mais ou menos esta a pegada que acontece com as linguagens de programação. Associamos a sua qualidade à quantidade de programadores que existem vinculados a ela. E quanto mais programadores atuantes, mais programadores vão chegando e assim o efeito bola de neve vai se formando.

Lembro-me que no começo dos anos 2000, a linguagem ASP e PHP dominavam a área de criação de sites. Com o tempo, o PHP, que tinha uma comunidade maior, foi tomando conta do espaço e deixando o ASP para trás. Hoje em dia, o PHP ainda lidera o ambiente de desenvolvimento web no mundo, mas aos poucos está perdendo espaço para o JavaScript e o Python… este ciclo é infinito e vai sempre acontecer. Sempre haverá uma nova linguagem de programação surgindo para tomar o lugar de outra.

E isso que nos leva ao assunto principal do vídeo: Ainda vale a pena aprender programação Python em 2022? A resposta é SIM, CLARO QUE VALE A PENA!

Python é uma linguagem de programação muito forte, leve, rápida, multiplataforma (Web e Desktop) e que tem um número gigantesco de programadores espalhados por todo o mundo. Por consequência, Python é uma das linguagens que tem um dos maiores números de bibliotecas e pacotes disponíveis para uso. São mais de 140 mil bibliotecas e mais de 200 mil pacotes para serem utilizados por qualquer programador. Cara, é muita coisa!

Além de Python ter uma sintaxe muito fácil de ser utilizada e aprendida, ela também tem a vantagem de ser multiplataforma, ou seja, pode ser utilizada em ambiente Web ou Desktop, por exemplo.

E claro, a análise de dados é sem dúvida, o ponto forte do Python, além do aprendizado de máquina pra uso em Inteligência Artificial. Hoje em dia, quem tem domínio sobre ciência de dados, análise de dados, tem um lugarzinho de destaque dentro da programação e o Python já entrega grande parte do trabalho pronto pro programador por meio de suas bibliotecas.

Isso nos mostra que sim, ainda vale a pena aprender programação Python em 2022. Mas isso não significa que você vai deixar a sua linguagem de trabalho de lado, tampouco ficar pulando de linguagem em linguagem.

Um outro ponto de destaque do Python é que ele é uma linguagem de programação que roda do lado do cliente (client-side) e do lado do servidor (server-side), então se você é um programador back-end ou um programador front-end, terá muita facilidade em lidar com a linguagem.

Essa dica é mais para quem quer experimentar novos ares na programação ou pra quem está aprendendo a programar e quer conhecer uma linguagem fácil para começar. Sem sombra de dúvidas, se você quer aprender a programar, depois de treinar lógica de programação, o Python com certeza é a linguagem mais fácil para isso.

Assista a esse conteúdo no Youtube: VALE A PENA APRENDER PYTHON EM 2022 E FAZER UM CURSO?

Oportunidades de TI direto no seu e-mail

100% livre de spam.

Assuntos relacionados:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.