Qual linguagem de programação escolher para aprender primeiro em 2022? Se você está iniciando na programação e quer saber qual linguagem aprender primeiro já no começo de 2022, se liga nesse vídeo para conhecer as principais características das principais linguagens de programação separadas por categoria.
Não falarei apenas da linguagem de programação que dá mais dinheiro, mas falarei com uma visão mais abrangente, focando em te orientar sobre qual a linguagem de programação escolher para começar a programar ou para mudar seu tipo de ambiente de trabalho (Web, Desktop, Mobile ou Jogos).
E por falar em Jogos, eu explico ainda qual a linguagem de programação para jogos que tem mais chances de te dar um espaço nesse mundo da computação. Se liga que é dica top e tem a ver com o Metaverso, hein!
Importante: Coloquei só as linguagens que estão em maior ascensão. Não coloquei linguagens que têm pouca demanda mundial
Não existe “melhor linguagem”. Depende do ambiente
Dá pra fazer um jogo em PHP? Dá, mas vai dar muito mais trabalho!
AMBIENTE WEB
Python:
- Necessário algum framework como o Jdango ou Flask.
- Fácil de aprender, fracamente tipada, economiza código.
- Trabalhar com ela pura na Web é difícil. Recomendado framework = curva de aprendizado maior.
- Tem ampla documentação tanto da linguagem quanto do framework.
- Comunidade forte no Github, Stackoverflow e Reddit.
- Perfeito para análise de dados e Inteligência Artificial em sites e sistemas web.
Nota para Python na Web: 8
PHP:
- Tem vários frameworks, é um pouco amarrada, mas é a linguagem mais popular do mundo para criar back-end de sites.
- Primeira grande linguagem pra ambiente back na web. Funciona com ou sem frameworks.
- Praticamente qualquer servidor Linux aceita PHP.
- Está em constante atualização.
- Comunidade gigantesca no Github, Stack e Reddit.
- Trabalha com inteligência artificial para ambiente Web por meio de bibliotecas, como a PHP-ML.
- Se adequa a qualquer paradigma de programação.
Nota para PHP: 8
JavaScript:
- Surgiu com o propósito de ser front end e evoluiu
- Tem um leque de ramificações entre bibliotecas e frameworks
- Integra-se com outras linguagens (PHP e javaScript, por exemplo)
- Faz back e front (back por meio do Node.js)
- Qualquer servidor aceita JavaScript (nem todos aceitam Node.js)
- Comunidade gigantesca no Git, Stack e Reddit
- Trabalha com Inteligência Artificial e Análise de dados (Tensorflow)
Nota para JavaScript: 9
TypeScript:
- É um superconjunto de JavaScript mas aceita tipagem estática.
- É código aberto, mas tem por trás a Microsoft. Por um lado é bom – integração.
- Tem todas as características do JavaScript mas é muito mais nova.
- Comunidade crescendo mas não se compara com as demais comunidades ainda funciona em Back ou front.
- Integra-se Typescript com TensorFlow, mas não é um processo simples.
- Integração com outras linguagens, mas algumas dependências farão o processo ser dificultoso.
Nota para TypeScript: 7
Dart:
- Linguagem relativamente nova, comunidade crescendo.
- Com framework Flutter = perfeição, mas aumenta a curva de aprendizado.
- Lembra bastante o JavaScript, fácil pra quem curte JS.
- Paradigma estruturado ou Orientado a Objetos.
- Aceita trabalhar com Front e Back, mas precisa de framework para fazer um back.
- IA em Dart vai requerer uso de frameworks como Flutter, aumentando a curva de aprendizado.
Nota para Dart Web: 7
Kotlin:
- Multiplataforma e capaz de converter o código para JavaScript e Java.
- Curva de aprendizado média.
- Sintaxe compacta e otimização dos conceitos de encapsulamento.
- Documentação ampla e comunidade ativa, mas um pouco recatada, tem que garimpar.
- Kotlin e IA/ML: Jupyter Kotlin kernel.
Nota para Kotlin Web: 9
AMBIENTE DESKTOP
C#:
- Linguagem fácil de aprender, mas requer conhecimento do framework .NET, da Microsoft.
- Comunidade enorme e colaborativa + documentação oficial da Microsoft.
- Tem foco em aplicações mais simples.
Nota para C#: 6
C++:
- Linguagem parruda, mas requer o .NET.
- Comunidade bem engajada tanto no GIThub quanto no Stack e Reddit. Documentação ampla.
- Ideal para projetos mais robustos. Curva de aprendizado maior que a do C#.
- É capaz de desenvolver praticamente qualquer coisa (simples até jogos).
Nota para C++: 9
Java:
- Java não vai morrer!
- Linguagem que tem grande amplitude e se adequa a qualquer ambiente (JVM).
- Sintaxe mais complexa e pesada.
- Está em celulares, TVs, Microondas, som do carro.
- Curva de aprendizado enorme
- Comunidade MUITO FORTE e ativa..
Nota para Java: 8
Python Desktop:
Permanecem as mesmas características de Python Web, exceto por:
- Não precisa de Framework (embora seja útil).
- Fortíssimo para análise de dados com muitas bibliotecas.
- Curva de aprendizado muito curta. Ideal para começar na programação.
- Acostuma o programador a uma linguagem simples, causando estranheza quando este programador vir códigos mais complexos.
Nota para Python Desktop: 9
Kotlin:
- Tudo o que já foi tratado anteriormente no Kotlin para Desktop
- Pra ML/IA, existe uma biblioteca que conecta a linguagem ao Tensorflow
Nota para Kotlin Web: 10
AMBIENTE MOBILE
JavaScript:
- Todas as demais características permanecem as mesmas.
- Pra ambiente Mobile dá pra usar Frameworks como React ou a estrutura Apache Cordova, infelizmente ele não roda de maneira nativa.
- Vai precisar conhecer HTML e CSS.
- Comunidade forte em react e um pouco menos forte pra Cordova.
Nota para JavaScript Mobile: 8
Kotlin:
- Todas as demais características permanecem as mesmas.
- Pra ambiente Mobile dá pra usar Frameworks como React ou a estrutura Apache Cordova, infelizmente ele não roda de maneira nativa.
- Comunidade não é muito forte para Kotlin Mobile, mas a documentação atende bem.
Nota para JavaScript Mobile: 8,5
Java:
- É nativo pra Android e interage direto com hardware (rápido).
- A comunidade é muito ampla e documentação também.
- Curva de aprendizado é alta, pois Java Android é muito diferente de java Desktop.
- Não é multiplataforma.
Nota para Java Mobile: 7
Swift (antigo Objective C):
- É nativo para iOS
- Não é multiplataforma
- Precisa de um MAC para rodar as IDEs
- Programadores Swift ganham relativamente bem!
- Público mais restrito
Nota para Swift: 7
Dart:
- Usado com o Framework Flutter.
- Comunidade forte e documentação ampla do flutter.
- É facilmente aprendido pra quem conhece javaScript.
- Permite portabilidade para Web.
- O Flutter já trás uma gama de recursos prontos para serem implementados no app.
- Gera versão Android e iOS.
- Roda de maneira nativa (rápido).
- Curva de aprendizado mediana.
Nota para Dart c/ Flutter: 10
JOGOS
JavaScript:
- JS pode ser usado para games com motores de jogo como o Phaser, por exemplo. Neste caso, games Web.
- Restrito, pois é só web. Isso diminui a comunidade, mas as documentações são bem completas.
- Para celular, PC e console, não é o mais adequado.
Nota para JavaScript Games: 7
C++:
- Ideal para jogos de console e PC, mas não é ideal para ambiente Web.
- Comunidade enorme.
- Precisa dominar algumas ferramentas como o Unity para fazer cenários 2D ou 3D.
- Curva de aprendizado da linguagem, média, mas se for considerar o ambiente gráfico, a curva aumenta.
Nota para C++ games: 9
Tabela: Qual linguagem de programação escolher para aprender em 2022
A que quiser, mas na minha visão, essas dominam:
Web: JS 9 – Kotlin 10 – Python 8 – PHP 8 – TS 7 -Dart 7
Desktop: C++ 9 – Python 9 – Java 8 – C# 6
Mobile: Dart 10 – Kotlin 8,5 – JS 8 – Java 7 – Swift 7
Jogos: C++ 9 – JS 7
Assista a esse conteúdo no Youtube: QUAL LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ESCOLHER PRIMEIRO EM 2022
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