COMO SER UM PROGRAMADOR ACIMA DA MÉDIA? ESSAS 10 DICAS VÃO TE AJUDAR!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.

10 Dicas que vão te ajudar a ser um programador acima da média!

Dica Nº1 Conheça pelo menos três linguagens de programação. Presta atenção, eu falei conheça, não falei domine três linguagens de programação, geralmente a gente domina uma linguagem de ponta a ponta até ficar expert naquela linguagem. Então você tem conhecer três linguagens de programação pelo menos, mais do que isso também é desnecessário, minha recomendação é que você foque em uma linguagem para web, uma linguagem para desktop e uma linguagem para ambiente mobile.

Dica Nº2 Conheça alguns padrões de projeto e design patterns. Por exemplo, você tem que conhecer o padrão MVC, existem outros, mas para você desenvolver aplicações o padrão MVC é o mais utilizado a nível web mundialmente, então se você não conhece o padrão MVC possivelmente você vai estar com um pontinho a menos em relação ao seu concorrente que vai estar procurando a mesma vaga de emprego que você ou até mesmo em relação aquele seu colega de trabalho que vai ser muito mais bem visto pela empresa do que você.

Dica Nº3 Saiba refatorar o código. Saber refatorar códigos, otimizar códigos, cara, vai fazer toda a diferença na forma como as pessoas enxergam o seu trabalho, porque você pode muito bem fazer um algoritmo todo zoado que executa a função pra qual ele foi escrito mas só que a estrutura dele tá tão zoada, tão emaranhada que até a compreensão fica difícil. Então o código num primeiro momento que ele sair é normal que ele fica meio esquisito com algumas gambiarras aqui outras ali, mas você não pode deixar essas gambiarras dentro do código, você deve resolver essas gambiarras fazendo com que o seu código fique simplesmente com a parte enxuta e funcional para o seu algoritmo. E esse processo de refatorar o código nada mais é do que você saber escrever a mesma coisa de maneira diferentes, isso é uma das coisas que vai fazer de você um programador acima da média, mas só escrever de forma diferente e não é suficiente, você tem que conhecer muito bem as estruturas de dados, se você não conhece as estruturas na linguagem de programação que você utiliza então você vai acabar ficando fadado a usar só recursos primários.

Dica Nº4 – Tenha comprometimento responsabilidade. Comprometimento com prazo, comprometimento com qualidade do projeto e honestidade, honestidade em qual sentido? Você deve ser muito claro com o seu chefe ou então com seu cliente as suas limitações de conhecimento, se você não domina determinada área chega no seu cliente ou no seu chefe e fala, simplesmente isso, isso não vai fazer você perder cliente tão pouco perder o emprego isso vai fazer simplesmente seu chefe olhar e falar “Pô esse cara aí ele é sincero, ela falou que domina A,B,C mas D ele não domina” então a sinceridade é muito melhor do que você querer fingir ou mentir falando que domina alguma coisa que você não domina porque você será cobrado em cima daquilo que você disse que sabia.
Cuidado com os prazos, se você não cumpre seus prazos automaticamente você causou uma grande frustração no seu cliente ou no seu chefe e “N” problemas começam acontecer, então cuidado com os prazos, profissional de computação que não cumpre os prazos ele está fadado a ter o nome dele manchado assim de uma forma quase que irreversível na internet.
Qualidade do seu código, não é simplesmente escrever o código, escrever código qualquer um escreve, agora programar um sistema totalmente funcional em que você olha o código vê que o código tá bonito, funcional, eficiente e com eficácia são poucos os programadores que eu conheço, então tente programar o código o mais eficiente possível.

Dica Nº5 – Conheça algum framework. Não importa a linguagem que está trabalhando, a maioria das linguagens tem frameworks para poder te ajudar no seu trabalho. Não adianta você querer ficar reinventando a roda, a roda já foi criada lá trás e os frameworks foram criados também para te ajudar, para que você vai ficar perdendo tempo com algo que alguém já fez isso para você e te entregou de bandeja? Não perde tempo com a parte estrutural do seu sistema, perde tempo com a parte lógica e as regras de negócio específicas do projeto que está trabalhando. Se você utilizar um framework e desenvolver um aplicação você vai economizar pelo menos pelo menos 60% de tempo.

Dica Nº6 – Use algum paradigma de programação. Use algum paradigma de programação que permita o reaproveitamento de código como programação orientada a objetos. Se você não usa nenhum paradigma então você está fadado a demorar muito para poder programar qualquer sistema.

Dica Nº7 – Seja comunicativo.  Comunicativa de uma forma geral, com seu chefe ou com seu cliente para mantê-lo informado sobre o status do projeto. Não adianta você falar com seu cliente hoje ou com seu chefe hoje é só falar com ele semana que vem a respeito do projeto, cara, você tem que falar todo dia, se possível duas, três vezes por dia para mostrar como tá o status o andamento do projeto, não espere o cliente ou chefe chegar em você, você tem que chegar e apresentar o status, por quê? Isso vai mostrar que você tenha pró-atividade, mostrar que você está engajado realmente vestiu a camisa do projeto, você tem que ter esse tipo de comunicação, você tem que ter essa comunicação também com seus colegas de trabalho, você trabalha numa empresa de programação você tem que ter essa interatividade com seus colegas, tanto para ajudar quanto para ser ajudado esse mesmo tipo de contato você tem que também cultivar dentro da internet em fóruns, Stackoverflow, grupos de Facebook, enfim. Onde você utilize para poder ter com base de conhecimento, não foca só em pedir ajuda, mas foca também em ajudar, quanto mais você ajuda mais pessoas começam a ver o seu nome como uma pessoa de valor e começam também a ter interesse em ajudá-lo quando você precisar.

Dica Nº8 – Continue estudando sempre.  A gente que é programador sabemos que a tecnologia não para de evoluir, se você fica uma semana afastado da tecnologia você vai voltar e verá que tem um monte de coisa nova, várias features, várias extensões, enfim. Tudo acaba evoluindo muito rápido dentro da programação, se você não continuar os seus estudos a cada dia você vai ficar para trás e outras pessoas vão culpar o seu cargo o seu lugar e a sua vaga de emprego. E como você estuda? Lendo a documentação sistema, fazendo cursos, procurando sempre informações sobre aquela linguagem que você trabalha, assim, sempre vai ter alguma coisa nova para aprender.

Dica Nº9 – Conheça Docker, Microservices e TDD.
Docker: é um conjunto de produtos de plataforma como serviço que usam virtualização de nível de sistema operacional para entregar software em pacotes chamados contêineres. Os contêineres são isolados uns dos outros e agrupam seus próprios softwares, bibliotecas e arquivos de configuração.
Microservices: É uma arquitetura de microsserviço, uma variante do estilo estrutural da arquitetura orientada a serviços – organiza um aplicativo como uma coleção de serviços fracamente acoplados. Em uma arquitetura de microsserviços, os serviços são refinados e os protocolos leves.
TDD: é o Desenvolvimento Orientado por Testes (Test Driven Development) é uma abordagem cujo objetivo é a realização de um sistema com 100% de cobertura de testes.

Dica Nº10 – Se arme de ferramentas de apoio. Quais são essas ferramentas? Cada um escolhe a sua, mas algumas delas aqui:
Primeiro um bom computador, não adianta você querer programar usando uma carroça. Lógico para sistemas menores, sistemas de menos robustez você até consegue com um computador mais fraquinho, mas se você quer programar de verdade, programar como gente grande, investe na sua carreira!  
Segundo, trabalhe com boas IDE’s, a IDE facilita muito a vida do programador, seja por atalhos, seja por recursos, seja por arquitetura, estrutura do software, isso vai deixar tudo pronto para você, assim, você foca só na lógica de programação.
Terceiro, use ferramentas de gerenciamento como o Trello e o Jira. Não tem como você controlar tudo na sua cabeça, o que você precisa fazer, o que você já fez, aquilo que ainda está pendente, aquilo que tá feito mas preciso de ajuste, e de cabeça não tem como você controlar.
Terceiro, use extensões, um bom exemplo é o GitHub Copilot. Eu tenho um vídeo aqui no canal que explico detalhadamente sobre o GitHub Copilot.

Bom, espero ter te ajudado guerreiro Jedi!

Assista ao conteúdo completo no Youtube: COMO SER UM PROGRAMADOR ACIMA DA MÉDIA?

Oportunidades de TI direto no seu e-mail

100% livre de spam.

Assuntos relacionados:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.