OS 7 PIORES ERROS DE TODO PROGRAMADOR INICIANTE

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.

Todo programador iniciante está fadado a cometer alguns erros e isso é inevitável, pois quando uma pessoa começa a programar, ela não sabe muito bem por qual caminho seguir… tudo vai muito na base da tentativa e erro. Eu mesmo passei por isso quando comecei a programar e a ideia deste vídeo é te ajudar a não cair nas mesmas armadilhas que eu caí. Então segura aí comigo até o final do vídeo que hoje vamos falar a respeito dos 7 PIORES ERROS DE TODO PROGRAMADOR INICIANTE.

Cara, não dá outra: Todo programador iniciante comente ao menos 4 desses 7 erros que eu vou listar aqui. Não conheço NENHUM programador que não tenha batido a cabeça e ficado dando voltas e mais voltas, se perguntando porque nunca ninguém mostrou o que não deveria ser feito! Adianto que o 5º e o 6º erros não são só “erros”, mas sim, atrasos de vida e consomem MUITO tempo de qualquer programador…

Erro número 1:

Querer programar sem ter dominado lógica de programação. De longe, esse é um dos erros mais comuns a todo programador iniciante. Eu até entendo o motivo, porque hoje em dia tem muito conteúdo na Internet sobre programação, mas geralmente esses conteúdos não abordam a importância da lógica de programação – e a maioria não fala sequer da importância da lógica proposicional.

Pra aprender a programar de verdade, o primeiro passo é dominar lógica proposicional e lógica de programação. Então se você está iniciando na programação, não marca bobeira… não cometa o erro de começar por alguma linguagem; começa por pseudocódigo e lógica!

Erro número 2:

Todo programador iniciante comete o erro de Ficar pulando de linguagem em linguagem. Cara, pense em uma linguagem de programação como um idioma. Cada idioma tem seu conjunto de palavras, regras linguísticas, particularidades, enfim. Dificilmente uma pessoa conseguiria aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo… com linguagens de programação, a lógica é a mesma.

Se você quer aprender a programar de verdade, mesmo sendo iniciante na programação, escolha uma linguagem de cada vez.

Dica do Tio Márcio: Escolhe uma linguagem que te agrade em sintaxe e que tenha boa aderência de mercado. Não adianta pegar uma linguagem diferentona só pra parecer que é o Jiraya da programação. Pega uma linguagem de programação que tem aderência e que seja fácil você achar projetos nessa linguagem ou até mesmo achar vagas de emprego que requeiram esta linguagem.

Erro número 3:

Tenho certeza que você já cometeu ou está cometendo agora, caso seja um programador iniciante, é programar no paradigma estruturado. O paradigma da programação estruturada funciona bem, mas apenas para projetos muito pequenos.

Geralmente este paradigma é utilizado só para ensinar os conceitos iniciais de lógica de programação, mas quando o programador já passou a etapa inicial da programação, é crucial que um paradigma mais eficiente seja escolhido. 

Existem alguns paradigmas de programação: Imperativo, funcional, declarativo, orientado a eventos, enfim… mas de longe, o paradigma mais utilizado é o paradigma Orientado a Objetos.

Todas as linguagens mais populares e contemporâneas, aceitam o paradigma da Programação Orientada a Objetos – carinhosamente apelidada de POO.

Quando você migrar da programação estruturada para a programação Orientada a Objetos, você vai ter que repensar a forma como você lida com o código. É de fato uma quebra de paradigmas e no começo você vai acabar fazendo uma série de gambiarras até entender a orientação a objetos de maneira definitiva.

Mas pense da seguinte maneira: Errar tentando acertar é melhor que não tentar, concorda? Então não liga se você fizer uns POGs no meio do código… relaxa… acontece… quanto mais você errar, mais chances tem de não cometer os mesmos erros no futuro.

Erro número 4:

É muito comum de programadores iniciantes cometerem esse erro, não definir um valor padrão de hora-trabalhada. Quando você está trabalhando como funcionário, então tudo bem; o valor que você vai receber por mês é definido na hora que você aceita a proposta de emprego para programador… mas quando você é um programador freelancer, você precisa definir quanto vale sua hora-trabalhada. Isso evita que você fique “chutando” valores para seus projetos, de acordo com o que você “acha” que eles valem.

O lance é que você precisa definir um valor padrão para sua hora-trabalhada. Mesmo que você seja funcionário e tenha um salário de programador fixo, eventualmente você pode pegar algum job como freelancer, então precisa ter isso bem definido.

Erro número 5:

O quinto erro que todo programador iniciante comete é se aventurar a desenvolver sistemas do zero sem a ajuda de um framework. Amiguinho… filhote do meu coração… fazer uma aplicação do zero, na unha, é legal, mas você vai levar uma eternidade pra isso!

Quando você utiliza um framework, você economiza pelo menos 80% de tempo… sério… e isso é tempo pra caramba! Eu sei que você quer provar que é raiz e que desenvolve uma aplicação do zero até o final linha por linha… mas pensa aí… você programa pra provar que é o Jiraya ou programa pra ganhar dinheiro? Se for pra provar que é o Jiraya, então beleza!

Erro número 6:

O Sexto erro que todo programador iniciante comete é ficar preso a IDEs que são modinha.

Lembro que no começo dos anos 2000, todo desenvolvedor Web usava o Dreamweaver e o Fireworks pra desenvolver sites. Os caras eram tão bitolados com esses softwares que não sabiam escrever uma linha de código sequer… faziam tudo nos programas. 

Nada contra, afinal, a produtividade sempre deve ser o foco do desenvolvedor. O problema aparece quando você fica refém de uma ferramenta que tem uma empresa por trás. No ano de 2005 a Macromedia foi vendida para a Adobe e o Fireworks foi derrubado pelo Photoshop, que agregou a maioria dos recursos que o antigo líder do desenvolvimento Web tinha.

Resultado: Quem era fanboy do Fireworks e dependia dele pra desenvolver seus sites tomou uma bela rasteira e teve que se reinventar pra se manter no mercado.

Então, pra evitar esse tipo de coisa, minha recomendação é que você não fique preso a IDEs. Entenda que IDEs são apenas o seu ambiente de trabalho, o que manda mesmo é a linguagem, o paradigma e o Framework que você escolher para trabalhar; fechou?

Erro número 7:

Por fim, o sétimo e último erro de HOJE, que todo programador iniciante comete é querer ser Fullstack!

Não é que ser um fullstack é algo complexo… não é… mas requer um bom senso da parte do desenvolvedor.

É comum que no início, você queira pegar um projeto e desenvolvê-lo do zero até o final, mas isso irá envolver muito mais que a programação da aplicação… vai envolver também todo o visual do sistema… então a menos que você tenha o bom senso sobre manipulação do visual, então não recomendo que você assuma projetos como fullstack.

Existe uma diferença entre ser um programador Back-End, Front-End e FullStack… Saber essa diferença e aceitar suas limitações como desenvolvedor, vão te poupar muito trabalho e dor de cabeça!

Quando você pegar algum projeto que requeira front e back, caso você não domine ambas estruturas, pede a ajuda de algum amigo que tenha um senso de design mais apurado e tals… ou (caso você seja um camarada mais ligeiro).

Assista a esse conteúdo no Youtube: OS 7 PIORES ERROS DE TODO PROGRAMADOR INICIANTE

Oportunidades de TI direto no seu e-mail

100% livre de spam.

Assuntos relacionados:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.