SÍNDROME DO IMPOSTOR NA PROGRAMAÇÃO – MUITO PROGRAMADOR TEM!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.


O QUE É A SÍNDROME DO IMPOSTOR NA PROGRAMAÇÃO?

Bom, para começar, a síndrome do impostor constrói basicamente um cenário de incompetência dentro da cabeça da pessoa acometida por esta síndrome. Por exemplo, não importa se você é um programador excepcional, se você faz software perfeitos, se você roda de uma maneira que ninguém faz igual mas se você é acometido da síndrome do impostor, inevitavelmente você vai ter essa sensação de que você não tenha competência necessária para desenvolver alguma aplicação, desenvolver algum software, fazer um sistema, projetar um algoritmo, você mesmo sendo um exímio programador vai ter essa falsa sensação de que você não é capaz. 

Na prática, o desenvolvedor acaba se considerando como se fosse uma fraude, ele olha um sistema e fala assim: não sou capaz de desenvolver, não tenho habilidades para conseguir resolver esse problema, não tenho a capacidade de resolver esse algoritmo. Isso acaba afetando desenvolvedor de várias formas, porque a síndrome do impostor na programação tem desses detalhes, ela acaba realmente minando a vida do programador de toda sua capacidade mental de conseguir desenvolver alguma coisa, e quanto mais a pessoa se entrega a essa síndrome do impostor na programação mais ela se torna vítima dessa própria síndrome.

E algo muito comum, é por exemplo a pessoa que tem a síndrome do impostor na programação ela foge de entrevista de emprego, ela evita participar de entrevista de emprego, às vezes ela tem envia um e-mail para empresa, manda o currículo para empresa, mas quando ela chamada para entrevista acaba inventando uma desculpa, correndo, saindo, fugindo realmente daquela entrevista, por quê? Porque ela não se sente capaz de passar sequer na entrevista de emprego, e às vezes a pessoa recebe direto uma chance para uma vaga de emprego na dentro da programação para ser programador dentro de alguma empresa e acaba abrindo mão dessa oportunidade porque ela não se considera capaz de desenvolver as aplicações que a empresa venha pedir. E detalhe, às vezes a pessoa que é vítima dessa síndrome do impostor na programação ela nem sabe o tipo de algoritmo, tipo de desafio que ela vai ter dentro da empresa, e ainda assim, ela já se considera como incapaz de desenvolver. Para você ver como é complicado, como é algo periculoso essa síndrome do impostor dentro da programação.

COMO A SÍNDROME DO IMPOSTOR SURGE?
A síndrome do impostor ela é meio caracterizada por uma baixa autoestima, insegurança e também uma alta cobrança, geralmente da família, parentes e pais, quando a pessoa ainda é criança. Então se você tem um filhoe você fica muito em cima dele cobrando e exigindo muito a perfeição, perfeccionismo em cima das coisas, as chances de desenvolver a síndrome do impostor no seu segmento profissional lá para frente é muito grande. E se você é vítima dessa síndrome do impostor na programação possivelmente você também foi uma criança que recebeu muitas críticas foi muito cobrado, teve muita gente em cima de você requerendo a perfeição, perfeccionismo em cima das suas tarefas corriqueiras da época que você era criança, e isso acabou gerando essa bola de neve e hoje em dia você acaba sendo vítima da síndrome do impostor na programação. 

Assista esse conteúdo no YOUTUBE: SÍNDROME DO IMPOSTOR NA PROGRAMAÇÃO 😩 MUITO PROGRAMADOR TEM

Oportunidades de TI direto no seu e-mail

100% livre de spam.

Assuntos relacionados:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.