Low Code e No Code… Esses dois termos fazem referência a uma tendência que está crescendo a cada dia e conquistando alguns programadores ao mesmo tempo que assusta muitos outros. Tem aqueles que vêem o Low Code como o futuro da programação, mas tem também aqueles que associam a prática como uma forma de roubar todo o brilho que um programador tem, uma vez que, com plataformas No Code, QUALQUER PESSOA, mesmo que não saiba programar, consiga desenvolver sistemas do zero.
Hoje nós vamos falar a respeito do seguinte:
- O que é No Code?
- O que é Low Code?
- Qual a diferença entre No Code, Low Code e Programação?
- No Code e Low Code requer conhecimento em linguagens de programação?
- Existe programador Low Code ou No Code?
- Quais são as plataformas Low Code e No Code que existem no mercado? E existe alguma gratuita?
- Dá pra ganhar dinheiro sendo programador e trabalhando com plataformas No Code ou plataformas Low Code?
O que é No Code?
Como o próprio nome já diz, “No Code” é “Sem código”. E quando eu falo “sem”, é “sem” MESMO. Plataformas No Code são excelentes para quem quer ingressar no mercado de programação mas tem dificuldade com linguagens de programação… não sabe programar muito bem ou não sabem programar NADA. Essas plataformas oferecem uma estrutura completa basicamente na linha do “arrasta e solta”, nas quais você vai desenvolvendo todo o seu sistema apenas encaixando blocos na tela.
E a construção de aplicações No Code é feita de forma bem simples mesmo. Você não precisa ter nenhum conhecimento em linguagens, basta conhecer sobre Informática e, claro, ter um pouco de raciocínio lógico.
Com plataformas No Code, é possível você criar Sites, Aplicativos e Sistemas… você vai conseguir até Apps que funcionam baseado em comando de voz sem precisar programar uma linha de código sequer.
Para projetos de pequeno porte que não tenham muita especificidade, como por exemplo, o consumo de APIs para integração de sistemas externos, a opção No Code é bem interessante.
Mas… Se o seu propósito é criar aplicações mais robustas, talvez a escolha do Low Code seja mais interessante para você.
O que é Low Code?
O Low Code é bastante similar ao No Code, mas enquanto com No Code você não precisa programar, no Low Code você precisa conhecer sobre programação para conseguir desenvolver suas aplicações. A diferença é que o Low Code provê já uma interface pré-moldada para você programar e em cima desta interface pré-estruturada é que você vai programando pequenas funções até gerar sua aplicação completa.
Qual a diferença entre No Code, Low Code e Programação?
Talvez você já tenha percebido que existe uma boa diferença entre No Code e Low Code, bem como, existe uma diferença entre o público que consome este tipo de plataforma. Isso significa que existe uma diferença ainda maior para a terceira categoria, que é a de Programação.
Esta, acredito, seja a que a maioria das pessoas já está acostumada. A programação depende basicamente que você desenvolva uma aplicação do zero e para isso você precisa conhecer bem a linguagem de programação que estiver utilizando, bem como todas as suas dependências: bibliotecas, frameworks, integrações, paradigmas aceitos, IDEs mais adequadas, etc…
Não existe nenhuma restrição que impeça um programador trabalhar com No Code ou Low Code; Na verdade, programadores terão até mais facilidade em utilizar esses dois tipos de plataforma, uma vez que terão uma lógica computacional bem apurada, agilizando ainda mais o processo de criação de um software de computador ou aplicativo.
No Code e Low Code requer conhecimento em linguagens de programação?
No Code não requer conhecimento em programação, afinal, você não vai programar nada… você vai desenvolver aplicações do começo ao fim só na base do “clica e arrasta”. Já o Low Code, vai requerer um conhecimento em programação. Inclusive, é muito comum os sistemas Low Code estarem atrelados a linguagens de programação específicas, por exemplo: Low Code para Python, Low Code para PHP, Low Code para Java, Low Code para C#, C++, JavaScript, enfim.
Existe programador Low Code ou No Code?
Não existe programador No Code, pois como já falei, o método No Code não requer programação, logo, não tem programador No Code; Porém, existe programador Low Code, uma vez que para lidar com este tipo de plataforma, a pessoa precisa conhecer ao menos uma linguagem de programação.
Quais são as plataformas Low Code e No Code que existem no mercado? E existe alguma gratuita?
Como eu já comentei, existem várias plataformas Low Code e No Code no mercado. A maioria delas oferece a opção de você ter um plano gratuito para experimentar a estrutura. Essas mesmas plataformas oferecem planos pagos que variam muito de acordo com: O tipo de ambiente (Web, Mobile, Desktop), A linguagem (no caso de Low Code), o tamanho de seu time de trabalho – adianto que se você trabalha sozinho, ainda que você contrate um plano pago, o custo será MUITO BAIXO em relação ao valor que você pode ganhar por mês com seus sistemas.
Dá pra ganhar dinheiro sendo programador e trabalhando com plataformas No Code ou plataformas Low Code?
Sim, dá pra ganhar muito dinheiro trabalhando com plataformas No Code e Plataformas Low Code. Claro que o ideal é você escolher uma plataforma confiável e quando eu digo “confiável”, estou querendo dizer:
- Que tenha aderência a várias linguagens (no caso de Low Code)
- Que se adapte a aplicações Web, Desktop e Mobile
- Que tenha um bom suporte, por chat, telefone, email ou chamados, além de um FAQ completo para te ajudar
- Que não seja muito cara para desenvolvedores autônomos, freelancers, enfim…
- Que possibilite utilizar a plataforma em ambiente Web ou Desktop
- Que tenha uma boa usabilidade e menus de ajuda dentro da própria aplicação
Assista a este conteúdo no Youtube: O QUE É NO CODE E LOW CODE?PLATAFORMAS NO CODE SÃO CONFIÁVEIS?
Deixe um comentário