O que é um programador freelancer?
O freelancer nada mais é do que um autônomo só que ele tem esse “nomezinho” diferente, mas só que na prática é um programador autônomo que trabalha por conta própria.
E aqui eu vou explorar os três perfis de programador freelancer, se liga aí:
O primeiro é o autônomo mesmo que aquele programador que já tem o seu serviço trabalha com algum outro segmento, trabalha como funcionário, como servidor público, enfim, não importa, e tem como renda extra a parte de programação. Esse perfil de freelancer na programação ele é um pouco mais tranquilo, em qual sentido? Ele tem o serviço dele e realmente ele só desenvolve projetos por fora para poder ganhar aquela grana extra no final do mês, só que esse perfil de programador também fica meio que preso tanto a detalhes financeiros quanto a período de trabalho, por exemplo, se programador freelancer já tem o seu trabalho, ele acaba recebendo alguma proposta lá no meio das férias dele se ele não pegar ele não ganha dinheiro. Outra coisa também, devido ele já ter o seu trabalho fixo então ele não tem muito tempo para se dedicar a programação como freelancer, resultado disso, ele acaba não conseguindo ganhar muito dinheiro no seu tempo extra, então um programador autônomo que trabalha só como renda extra é aquele cara que vai ganhar em algo em torno de mil, dois mil, máximo três mil reais por mês fazendo serviços extras, mas esse valor extra que entra para ele é algo complementar ao que ele já ganha como funcionário em algum outro lugar.
O segundo tipo de programador freelancer é o freelancer profissional, esse cara ele já não tem o trabalho de freelancer como uma renda extra, pelo contrário, o fato de trabalhar como freelancer é a sua renda principal só que esse cara, esse tipo de programador profissional ele acaba não tendo uma renda muito alta o valor geralmente que ele ganha é algo em torno de quatro, cinco, seis mil reais por mês como programador freelancer, então ele tem aquela rentabilidade exponencial que ele poderia ter.
Só que esse freelancer mais profissional ele já tem uma pegada um pouco diferente. Ele tem um horário definido, ele estipula ali no período de férias, ele não tem esse serviço como um extra, ele de fato tem isso como o seu serviço principal, sua fonte de renda principal ele se organiza todo ano, todo mês, todo dia para que seu trabalho fique todo organizado, orquestrado e siga como se fosse um funcionário, mas só que trabalhando por conta própria.
Uma característica desse tipo de programador freelancer é que geralmente, não é regra, mas geralmente esse cara tem algum tipo de reserva de emergência, então ele sabe que ele não tem nenhuma outra fonte de renda, ele trabalha única exclusivamente como programador freelancer então o que ele faz? Ele precisa obrigatoriamente ter a sua reserva de emergência caso em algum mês ou alguns meses ele não consegue fechar nenhum projeto ou dê algum problema em algum projeto que a gente atrasar o pagamento e tal, então ele já tem aquela reserva para ele não passar apuros no final do mês.
O terceiro tipo de programador freelancer que é esse o tipo mais adequado, é o tipo que eu levo aqui no meu dia a dia desde que me entendo como programador que é o programador freelancer mas com perfil de empresa. É o programador que tem ali o serviço de freelancer como sua renda principal e com alto rendimento. Quando falo como perfil de empresa na verdade é uma empresa mesmo, mas só que é uma empresa em que tem basicamente uma pessoa, você é o faz tudo, você é o front, você é o back, você é o full-stack da sua empresa. Embora você ainda possa contratar alguns programadores e terceirizar alguns serviços, mas você que cuida do financeiro, você que cuida de toda parte de pagamentos, de compras, enfim, você é o cara que faz tudo!
E outra coisa muito interessante que esse perfil de programador é o fato de ele ter clientes que dão renda recorrente para ele, então veja que é um perfil de programador realmente com perfil empresarial, ele não é um cara que ele conta com entrada de novo projeto no final do mês para conseguir ter a sua renda porque ele já tem a sua recorrência de recebimentos baseado em projetos anteriores que ele já desenvolveu.
Assista ao conteúdo completo no Youtube: FREELANCER INICIANTE NA PROGRAMAÇÃO: COMO FUNCIONA 👌
Deixe um comentário