APRENDER DUAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO AO MESMO TEMPO?

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.


É possível aprender a programar duas linguagens ao mesmo tempo?

Primeiro, se você tá aprendendo uma linguagem você tem ali um conjunto de conceitos que você precisa é memorizar ou até mesmo decorar para conseguir se desenvolver com aquela linguagem, você vai conhecer a sintaxe daquela linguagem, você vai entender a estrutura lógica dela, você vai entender como se faz ali uma declaração de variável, você vai entender como se faz o apontamento de uma matriz, um vetor, como otimiza algumas partes do código, conhecer as bibliotecas, enfim.
Agora se você tá aprendendo duas linguagens ao mesmo tempo você vai acabar tendo conflito de conceitos, e o que é esse conflito de conceitos? Na linguagem “A” você aprende que a variável ela precisa ser declarada, já na linguagem “B” você entende que aquela variável não precisa ser declarada uma vez que a linguagem ela tem uma tipagem dinâmica, ou então, às vezes uma linguagem como Python, por exemplo, ela não requer a abertura de parênteses para poder colocar a lógica proposicional dentro de uma condição, enquanto a linguagem PHP ela precisa dos parênteses. Então você vai ter alguns conflitos de conceitos e esses conflitos vão deixando seu processo de aprendizado muito mais doloroso, muito mais demorado. 

E uma coisa é fato, você vai acabar aprendendo sempre metade do que você poderia aprender mas no dobro do tempo, porque a gente tem essa falsa impressão de que conseguimos aprender duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo, o cérebro humano não funciona assim, tá? Só para te avisar, o cérebro humano só vai conseguir assimilar um assunto por vez, inclusive, pessoas que se acham multi-tarefas elas precisam rever os conceitos, não existe pessoa multitarefa, o cérebro não é capaz de fazer duas tarefas simultaneamente com a mesma eficiência, se você tentar fazer isso você vai ter inevitavelmente uma perda de eficiência, e se com tarefas triviais a gente não consegue fazer duas coisas com eficiência ao mesmo tempo que dirá então aprender uma linguagem de programação. É claro que aqui eu não tô falando fazer duas coisas como, por exemplo, correr e pensar, aí tudo bem, eu estou falando duas ações que requeiram esforço mental esforço, cerebral de uma mesma área do seu cérebro mas isso já é um assunto um pouco mais profundo eu pretendo não entrar nesses quesitos neurológicos aqui contigo. 

O importante é que você não fuja da sequência lógica que você tem que seguir para conseguir aprender uma linguagem de cada vez, é claro você vai sempre começar pela lógica de programação. Pega uma linguagem, domina a linguagem de ponta a ponta, tenta ser o mais expert possível nessa linguagem. Dominou ela? Show de bola, passa para a próxima linguagem, faz a mesma lógica para a próxima linguagem. Você tem que aprender no nível vertical e não no nível horizontal, querendo dominar todas as linguagens ao mesmo tempo, isso daí não vai funcionar.

Quando você escolher a linguagem aí você vai escolher o framework que você vai utilizar, você vai escolher o conjunto de bibliotecas que você vai mais utilizar, enfim, você vai se tornar realmente especialista naquela linguagem. Mas, presta atenção, você não vai aprender a linguagem pelo framework. “Nossa Professor, mas você fala para aprender com framework, agora tá falando para não começar pelo framework, que que é isso, que que você está querendo dizer?”.
Calma Guerreiro Jedi, relaxa, vou te explicar. O seguinte, você precisa conhecer a linguagem na sua estrutura nativa, na sua raiz, no cerne da sua estrutura mesmo, e aí, depois aprender algum framework para conseguir juntar a linguagem e usar os dois em conjunto. Mas você tem que conhecer a linguagem da sua forma mais nativa , senão você não é um programador daquela linguagem, você é só um escrevedor de códigos naquela linguagem que utiliza framework para facilitar seu trabalho, então você precisa conhecer a linguagem na sua estrutura nativa e depois agregar um framework para te ajudar no seu processo de desenvolvimento.

Em resumo, é possível aprender a programar duas linguagens ao mesmo tempo? Sim é possível, só que você vai demorar muito mais tempo, você não vai ter uma evolução tão rápido assim, você não vai ser um especialista dentro de uma linguagem específica, porque você vai conhecê-la só pela metade já que você tá disputando a atenção do seu aprendizado com outras linguagens, então, sim é possível, mas você tem que escolher se você quer ser um programador mediano ou se você quer ser realmente um programador acima da média. 

Assista ao conteúdo completo no Youtube: APRENDER DUAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO AO MESMO TEMPO? 


Oportunidades de TI direto no seu e-mail

100% livre de spam.

Assuntos relacionados:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.