O QUE APRENDER PARA TRABALHAR COM BANCO DE DADOS 

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.

O QUE APRENDER PARA TRABALHAR COM BANCO DE DADOS?

Bom o importante é que você saiba logo de cara existem duas grandes categorias de banco de dados, tá bom? Existem lógico, outros tipos de categorias mas só que elas são sub categorias desses dois tipos que são os bancos relacionais e os não relacionais, quando eu falo de alguns outros tipos são alguns tipos específicos que alguns softwares que utilizam para poder fazer armazenamento de informações, mas só que a gente não vai nessa pegada, a gente vai na pegada dos dois tipos mais abrangentes que são os relacionais e não relacionais.

A gente vai começar pela linha dos bancos de dados relacionais, para que você aprenda banco de dados relacionais você precisa obrigatoriamente começar com modelagem de dados, se você não começa com modelagem de dados, cara, você tá dando tiro no pé, você vai estar dormindo na selva! Quem não aprende modelagem de dados não aprende armazenar dados da maneira correta.
Quando falo de modelagem é basicamente você entender a estrutura que rege toda lógica por trás de um banco de dados relacional, você vai precisar entender os conceitos de modelagem conceitual, modelagem lógica e enfim a modelagem física.
Chegando na parte dessa modelagem física você estará de fato escrevendo o código SQL, e aí sim, você vai estar com o banco de dados já implementado pronto para usar, para receber dados e começar a fazer as suas consultas e operações dentro da base de dados. 

E uma dúvida que muita gente tem é se a pessoa precisa saber programar para poder lidar com banco de dados, a parte legal é que não, você não precisa saber programar para trabalhar com banco de dados, a questão é que se você souber programar você consegue explorar muito mais recursos do banco de dados, porque chega uma parte quando você foge do CRUDE padrão (Create, Read, Update, Delete) se você quer fugir dessa estruturinha padrão que isso aqui é o mínimo que qualquer software precisa fazer, se você quiser ir  além disso aí você precisa saber programar porque você consegue programar dentro do SQL, olha só que legal, você consegue programar dentro do banco de dados e dividir um pouco da carga. 

Agora você já sabe o que você precisa aprender para trabalhar com banco de dados relacionais, mas se for banco de dados não relacional, NoSQL, o que que você precisa aprender para trabalhar com NoSQL?

Primeira coisa é você desconstruir todo e qualquer pensamento voltado ao banco de dados relacional, o que acontece? Quando você tá aprendendo banco relacional que a gente viu agora pouco, você tem que desconstruir a sua forma de pensar da forma que você pensa atualmente, porque a lógica do banco relacional é totalmente diferente daquilo que a gente está acostumado, e aí, quando você vai migrar do banco relacional a sua lógica ficou tão voltada para essa essa estrutura, para esse tipo de armazenagem de dados que você tem que desconstruir essa lógica novamente e partir para o banco não relacional.
E muita gente vai acabar perguntando, professor: não é mais fácil então começar com o banco não relacional e depois partir para o banco relacional, já que a lógica do não relacional ela tá muito mais próxima daquilo que a gente está acostumado a pensar no nosso dia a dia? A resposta é não, se você começa com o banco não relacional você vai ter muito mais dificuldade de compreender a forma de armazenar dados, informação, para gerar conhecimento porque o banco não relacional ele embora se assemelha bastante a forma que a gente pensa, ele é um pouco mais complexo quanto a sua estrutura. Se você começa por ele as chances de você ficar patinando sem conseguir aprender de fato a lógica do banco não relacional é muito maior, então recomendação do tio Marcio é que você inicia por banco relacional e depois parte para banco não relacional, essa é a estrutura correta de você aprender, a maneira mais prática de você transformar a sua curva de aprendizado em uma curva menor, se você seguir o caminho contrário sua curva vai ser muito maior e é capaz de você não aprender tudo que você poderia aprender se seguisse  a sequência correta.

E na linha de bancos não relacionais, NoSQL, o que você precisa aprender?
Basicamente você vai ter quatro modelinhos, modelo orientado a documentos, modelo orientado a chave valor, modelo orientado a família de colunas e modelo orientado grafos. Desses quatro aqui o mais simplório de você trabalhar na minha opinião é o modelo chave valor e mais complexo é o modelo orientado a grafos, inclusive se você tem um certo domínio sobre matemática possivelmente você vai ter bastante facilidade com esse modelo orientado a grafos.


Assista ao conteúdo completo no Youtube: O QUE APRENDER PARA TRABALHAR COM BANCO DE DADOS [2022]✅

Oportunidades de TI direto no seu e-mail

100% livre de spam.

Assuntos relacionados:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Avisaremos você por e-mail sempre que postarmos algo que seja de seu interesse para te fazer ganhar dinheiro com programação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

100% livre de spam.